Estruturação e Gestão de FIDC
Planeje seu investimento e seu futuro com FIDC
Otimização Tributária e Empresarial por meio de veículo de investimento (FIDC).
É um serviço que requer um alto grau de conhecimento das áreas tributária, contábil, societária e financeira para identificar alternativas societárias e no mercado financeiro/de capitai para reduzir a carga tributária das organizações empresariais e de seus sócios, dentro dos limites da legalidade.
Um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) é um produto financeiro constituído por cotas, pelo meio do qual os investidores adquirem direitos de crédito originados por empresas financeiras, industriais, imobiliárias, comerciais, agropecuárias e prestadoras de serviços diversos.
Proporcionando soluções eficazes para financiamento e investimento
Flexibilidade
Benefícios tributários
Benefícios para negociações comerciais
Estruturação e Gestão de FIDC
FIDC Fornecedor
O objetivo é permitir a antecipação dos recursos aos seus fornecedores a um custo mais baixo que o do crédito bancário, sem alterar o prazo original de pagamento. Isso permite negociar melhores condições comerciais e reduzir custos.
Uma lógica parecida pode ser usada para um financiamento de vendas, a partir da constituição de um FIDC com direitos de crédito decorrente de venda de produtos para conceder prazo de pagamento para os compradores sem renunciar ao recebimento à vista de suas vendas.
Estruturação e Gestão de FIDC
FIDC Tesouraria
No FIDC Tesouraria, a empresa cedente vende seus direitos creditórios para o fundo em troca de recursos financeiros. Esses direitos creditórios podem incluir duplicatas, cheques, contratos de crédito, entre outros.
O fundo, por sua vez, utiliza o dinheiro dos cotistas para adquirir esses direitos creditórios, que servem como lastro para os investimentos. Os rendimentos gerados pelos direitos creditórios são distribuídos aos cotistas de acordo com a política do fundo.
Em resumo, o FIDC Tesouraria (monocedente) é uma forma de captação de recursos que permite que empresas obtenham financiamento de curto prazo, oferecendo seus recebíveis futuros como garantia. Essa estrutura proporciona liquidez e segurança para os investidores, ao mesmo tempo em que oferece à empresa cedente uma fonte de capital de giro para suas atividades operacionais.
- % do CDI, preferível em
tendência de aumento de juros. - Taxa prefixada, preferível após ciclo de alta de juros.
- CDI+spread, preferível em tendência de queda de juros.
- Tributação: IOF regressivo para resgate antes de trinta dias.
- índices de preços (ex: IGP-M, IPCA), preferível para investidores de longo prazo, que buscam preservação de patrimônio.
- IR seguindo a tabela regressiva, pago somente no resgate.
Estruturação e Gestão de FIDC
FIDC Securitização/Fintechs
No FIDC Securitização/Fintechs a aquisição dos direitos creditórios é oriunda de operações de securitização.
Esse processo acontece quando uma empresa ou instituição financeira transforma seus ativos financeiros como empréstimos, financiamentos ou recebíveis em títulos que são vendidos a investidores.
Normalmente essas carteiras de crédito são compostas de fontes como contratos de financiamento, empréstimos, cartões de crédito, sendo seu maior objetivo proporcionar liquidez aos originadores.